terça-feira, 6 de setembro de 2011

ATOS DOS APÓSTOLOS (Audio mp3) Download gratis

            No seu prefácio o autor dos Atos apresenta o seu escrito como continuação de uma única obra dedicada a Teófilo (At. 1,1; cf. Lc 1,3). A consideração do tema de ambos os volumes e da estreita semelhança de estilo e vocabulário corrobora o sentido óbvio do prefácio. O titulo da obra – "Ato de Apóstolos" – descreve bem um livro que faz seqüência aos "Atos e Palavras de Jesus" (cf. At. 1,1) – o evangelho. A tradição antiga é unânime em atribuir os Atos a Lucas, o autor do terceiro evangelho. Quanto à data, é determinada pela atribuída ao evangelho: fica em torno do ano 80 d.C. algumas passagens do livro dos Atos dão a entender que seu autor acompanhou Paulo em alguns momentos de suas viagens missionárias. Com efeito, em algumas passagens, fala-se de "nós" que estamos viajando: não só Paulo, mas também a pessoa que está escrevendo o relato.

           Se é assim, então Lucas, que aparece junto a Paulo em outros momentos, teria acompanhado o Apostolo durante uma parte de sua missão entre os gentios e então. Posteriormente, completando o seu relato sobre o inicio da igreja na Palestina, teria colocado por escrito os dados mais importantes desta missão.

          Alguns estudiosos, no entanto, duvidaram que fosse realmente um companheiro de Paulo o escritor do livro. Pois parecem faltar dados importantes ou haver diferenças para com dados que aparecem em outros escritos, como nas Cartas Paulina.

          Os Atos se dividem em duas partes. No começo de sua segunda jornada missionária (15,36) vamos encontrar Paulo, oficialmente reconhecido o Apóstolo dos Gentios, embarcando numa empresa que é verdadeiramente sua. A partir de então, o livro pode ser considerado a narração de uma jornada que leva de Antioquia a Roma (compare-se com a jornada análoga a Jerusalém em Lc 9,51-19,46). A primeira parte dos Atos não tem a mesma acentuada coerência; assemelha-se mais a um mosaico de episódios vários, todos os quais servem para ilustrar o progresso do cristianismo. Um breve prólogo (1,1s) indica que os Atos forma, com o evangelho, uma única obra, e relembra que todo o conjunto é dedicado a Teófilo. Em At. 1,3 – 11 a conclusão do evangelho (Lc 24,13 – 53) é retomada, ligando entre si os volumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário